Calendário do PIS 2018: Valor, tabela e pagamento

Rate this post

O Calendário do PIS 2018 ou Abono Salarial PIS 2018 começará a ser pago no final do mês de julho de 2018. Assim como todos os anos, os pagamentos são realizados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O CODEFAT  (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), é quem define o calendário de pagamento PIS 2017/2018.

Calendário do PIS 2018 – Cronograma

O cronograma de pagamentos do Calendário PIS 2017 vai de julho de 2017 até Março de 2018. O abono salarial ajuda o trabalhador  a ter uma renda extra no mês e esse dinheiro é uma ótima opção para pagar dívidas ou opara fazer pequenos investimentos.

Veja também:

Prazo de entrega da RAIS 2018

Valor é proporcional

O Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão, desta forma, o valor a ser recebido não é mais 1 salário mínimo inteiro e sim proporcional aos meses efetivamente trabalhados.

Calendário do PIS 2018

Quem tem direito ao PIS 2018

O trabalhador deverá:

  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base
  • Cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício
  • Período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral
  • Ter a RAIS enviada dentro do prazo
  • Ter recebido uma média salarial de até 2 salários mínimo

Calendário do PIS 2018

Se você tem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal não precisa se preocupar com nada, pois o seu PIS será depositado diretamente em sua conta, mas é necessário que você confirme se o depósito foi realizado para poder reclamar caso não tenha sido realizado.

Para quem tem Cartão Cidadão deve procurar as agências da Caixa, os postos Caixa Aqui ou mesmo as lotéricas munido de documento de identificação com foto.

Abaixo o calendário atualizado

Data de pagamento do PIS

As datas de pagamento depende do mês de aniversario do trabalhador, o primeiro mês a ser pago é dos aniversariantes do mês de julho e segue até junho.

Desde a adoção das novas regras em 2016, o PIS está sendo pago durante o ano vigente e até março do outro ano. Além disso, o pagamento também passou a ser feito de forma proporcional, antes bastava ter tralhado por 30 dias no ano anterior e estar dentro dos outros requisitos e já recebia o equivalente a um salário mínimo, mas partir da lei 13.134/2015, o pagamento ficou sendo da seguinte forma, conforme trecho da lei abaixo:

§ 2o O valor do abono salarial anual de que trata o caput será calculado na proporção de 1/12 (um doze avos) do valor do salário-mínimo vigente na data do respectivo pagamento, multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano correspondente. 

Como sacar o PIS 2018

Para sacar o PIS 2018 você tem 4 opções:

  1. Nas agencias da Caixa;
  2. No autoatendimento;
  3. Nas Lotéricas;
  4. Nos Correspondentes Caixa Aqui.
  5. Conta corrente ou poupança da Caixa

Mas não esqueça de levar o numero do PIS, caso não tenha o número, veja como consultar o numero do PIS, leve também um documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS), apenas um deles.

Se tiver o Cartão Cidadão, poderá fazer o saque apenas com ele e senha, neste caso pode sacar em qualquer das quatro primeiros opções.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!